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ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE FRIO E ASFALTO QUENTE

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE FRIO E ASFALTO QUENTE

A principal matéria-prima do asfalto é fornecida por derivados do petróleo, produzida em um processo de separação de misturas conhecido como destilação fracionada, misturada em uma usina própria com agregados de petróleo e outros materiais em menor escala. Esse produto final pode ser asfalto frio ou quente, dependendo dos aditivos.

Para compreender esses diferentes tipos de asfalto, como o asfalto quente e frio, nós, da Ecopav asfalto, preparamos este artigo com as especificações de cada um e suas distinções.

Asfalto Quente

Para a fabricação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), é necessário usar o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) como matéria-prima principal. Esse ligante é um material semissólido à temperatura ambiente, que requer aquecimento para se unir aos mesmos.

Com a mistura sincronizada e combinada, ela segue para a obra onde é aplicada, compactada e, em seguida, o tráfego de veículos é liberado.

Asfalto Frio

O asfalto frio, ou Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) para aplicação à frio, inclui a adição de um aditivo (composto químico) ao CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) na mistura, retardando assim o processo de cura.

Essa característica permite que seja armazenado para ser comercializado e aplicado em frio (temperatura ambiente), garantindo alta usabilidade em qualquer temperatura ou clima. A estocagem do material pode durar até 1 ano.

Quanto à fabricação, o processo é muito semelhante ao do asfalto quente convencional. O asfalto aplicado a frio é produzido em uma usina de asfalto, onde são usados diversos tipos de Cimentos Asfálticos de Petróleo, como o CAP 50/70, modificados por polímeros e borracha. Misturados aos agregados pétreos, resultam na névoa.

Qual a diferença?

Ambas as misturas contam com agregados minerais, como britas, pó de pedra, enchimentos e o ligante.

A principal diferença do asfalto quente para o asfalto frio é um componente na mistura. O asfalto quente consiste na mistura de um material obtido através da destilação de petróleo, o CAP, com agregados pétreos (as britas).

Enquanto isso, no asfalto frio, um aditivo específico é acrescentado. Como mencionamos, a função deste aditivo é retardar o início do processo de cura do asfalto, ou seja, ele não começa.

Diferenciando o asfalto quente do asfalto frio, o concreto betuminoso usinado a frio pode ser classificado entre uma mistura aberta, Por essa razão, ao comparar os dois tipos, o concreto betuminoso frio requer uma maior quantidade de vazios para que a água evapore, resultando em um desgaste maior com o tempo comparado ao concreto betuminoso usinado a quente, sendo mais sensato.

Para danificar o concreto betuminoso usinado a quente, é necessário um desgaste de carga muito superior ao necessário para o concreto betuminoso usinado a frio. Por esse motivo, o frio do asfalto é mais indicado para serviços de pequenas recuperações asfálticas, tapa buracos e valas.

Deu para entender a diferença do asfalto quente para o frio? Continue acompanhando mais conteúdos como esse em nosso blog e redes sociais.

 

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