COMO APLICAR ASFALTO FRIO: PASSO A PASSO
Conheça os diferenciais desse material, e aprenda como utilizá-lo
O asfalto a frio é uma solução inteligente para tornar a pavimentação e reparação de buracos nas vias mais rápida, fácil, econômica e eficaz. No dia a dia, a erosão do solo junto à grande circulação de veículos causam estragos no asfalto de ruas, rodovias, estacionamentos e vias públicas. Assim, a mobilidade urbana fica comprometida, e o conserto dos estragos acaba não sendo nada simples com o asfalto convencional.
É como melhoramento do Concreto Betuminoso Utilizado a Quente (CBUQ) que surge o asfalto aplicado a frio ECOPAV. Ele permite uma rápida e mais fácil aplicação do material, o que libera as vias para uso rapidamente. Diante dos diversos desafios no transporte, o Brasil tem começado a adotar a tecnologia do ECOPAV.
Nesse texto, vamos te contar como utilizar o asfalto a frio, e quais são as vantagens do ECOPAV para o asfalto convencional. Além disso, você vai entender mais sobre as características desse produto.
Asfalto a frio e asfalto a quente: qual é a diferença?
Primeiramente, vamos definir do ponto de vista técnico como é feito o asfalto que temos no mercado, para depois entender a aplicação do asfalto a frio ECOPAV. A fabricação do asfalto é feita em uma usina, por meio da junção de minerais com uma liga, que geralmente é derivada do petróleo, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Essa mistura é feita a temperaturas altíssimas, cerca de 165ºC.
Sendo assim, o asfalto frio Ecopav é usinado a quente para ser aplicado a frio. Esse tipo de asfalto é produzido em fábricas especializadas, onde o material já vem pronto para o uso e é comercializado em sacos como na ECOPAV. Ao contrário do asfalto quente, o asfalto frio pode ser aplicado por qualquer pessoa, desde que siga as orientações de uso do fabricante.
A principal diferença entre o Ecopav e o asfalto quente convencional é que o asfalto frio é basicamente a aplicação de um aditivo após o aquecimento. Esta mistura exige um tempo para esfriar o produto. Após o esfriamento é possível ensacar para vender.
O asfalto a frio, acrescenta-se polímeros ECOPAV após a produção, que retardam a cura ou endurecimento do asfalto. Assim, ele continua maleável e aderente durante até 24 meses dentro da embalagem. Também, o asfalto aplicado a frio não exige que seja feita, durante a fabricação, procedimentos de imprimação e pintura de ligação, o que faz com que seja muito mais fácil aplicar, e que a aderência do asfalto seja mais completa, inclusive, sendo possível em superfícies molhadas.
Como aplicar asfalto frio?
Talvez a maior vantagem do asfalto a frio seja a sua fácil e prática aplicação. Ela economiza dinheiro, maquinário, funcionários, é menos tóxica e pode ser feita de maneira muito simples.
O asfalto a frio ECOPAV pode ser comprado em pacotes, ou, em alguns casos, a granel. Ao ter acesso a esse material, a aplicação é feita de maneira direta no local, seja buraco ou local a ser pavimentado, sem necessidade de aquecer. Assim, qualquer pessoa pode tapar buracos ou fazer pavimentação, seja em locais privados como vias e estacionamentos de condomínios, seja na via pública.
Siga o passo a passo para aplicar o asfalto a frio:
1. Delimite o espaço
O asfalto a frio ECOPAV pode ser aplicado em locais molhados, e em época de chuva, sem problemas. Isso acontece porque, diferentemente do asfalto convencional, ele é manuseado em temperatura ambiente, e a água não vai modificar sua aplicabilidade. Então, é possível sim colocar asfalto a frio em cima de uma poça de água ou num dia chuvoso.
Porém, não é ideal colocar o asfalto por cima de uma poça, então, se possível, seque o local. Em dias chuvosos, porém, é possível fazer o procedimento normalmente. Também, não é possível fazer uma boa pavimentação por cima de um terreno sujo ou desnivelado. Por isso, isole o local em que você vai aplicar o asfalto, e nivele o solo, tire outros pedaços de asfalto quebrado, preparando o local.
2. Aplique o asfalto a frio
É isso mesmo, você pode fazer isso direto da embalagem. É só despejar o conteúdo de asfalto frio ECOPAV no local, utilizando uma pá para espalhar, sem necessidade de máquinas ou materiais complexos. Em caso de produto a granel, use uma embalagem doméstica para manusear.
É possível fazer a aplicação rapidamente, sem dano para quem está manuseando, pois não há liberação de substâncias tóxicas pela alta temperatura.
3. Nivele o local
No caso do asfalto a frio, não é preciso de um grande rolo liso para nivelar e compactar o pavimento. Isso porque os polímeros ECOPAV tornam o material muito mais maleável e fácil de manusear, permitindo que a compactação seja também mais fácil. Só é preciso apertar o local com a própria pá utilizada para espalhar, ou é possível que a compactação seja feita pelos próprios pneus dos veículos que vão transitar por aquele local. Vale lembrar que o asfalto a frio não gruda nos pneus nem em outras superfícies.
4. Libere a via
Sim, o trabalho é imediato, e logo após aplicar o asfalto a frio, é possível liberar a via para circulação sem problemas nem risco de erodir o trabalho recém terminado. A tecnologia ECOPAV permite a resolução rápida de problemas de mobilidade urbana, garantindo um ótimo custo benefício, e possibilitando que as vias brasileiras estejam sempre em ótimo estado para circulação.
ECOPAV
Agora que você já entendeu tudo sobre o asfalto a frio, sua aplicação e forma de funcionamento, já está preparado para utilizar o produto nas vias de sua proximidade. A ECOPAV traz essa tecnologia americana e europeia para o Brasil, garantindo um ótimo custo benefício, praticidade e facilidade. Somos uma empresa baiana localizada em Salvador, e oferecemos tanto produtos ensacados quanto a prestação de serviços de pavimentação para prefeituras e para pessoas físicas. Entre em contato