Conheça essa tecnologia e entenda suas vantagens
É muito comum, em época de chuva, que as cidades fiquem esburacadas e a equipe da prefeitura espere a estiagem para tapar os buracos. As consequências são diversas, desde estragos em veículos até acidentes fatais nas vias públicas. Além disso, é também recorrente ver asfaltos recém colocados estragando com a água da chuva e com o grande fluxo de trânsito.
É só dar um Google, que dezenas de matérias registram, todos os dias, a insatisfação dos motoristas ao transitar em vias precarizadas, que desafiam o direito de livre circulação e segurança dos veículos. E isso acontece em todo o Brasil, especialmente em bairros e regiões pobres deixadas de lado no plano de pavimentação.
Como uma situação recorrente, não é possível pensar que o problema esteja na administração pública de cada cidade, mas, sim, na tecnologia utilizada em massa para cobrir as vias: o asfalto a quente. É nisso que a Engenharia entra como geradora de soluções para problemas repetidos em massa. A tecnologia do asfalto a frio consegue reduzir custos, ser mais eficaz, mais duradoura e resistir à água das chuvas e das poças. Conheça essa ferramenta que promete acabar com problemas de mobilidade urbana.
O que é asfalto a frio?
O asfalto é produzido da seguinte forma: é feita uma mistura de agregados minerais, britas, pó de pedra, filler e um ligante elástico, que geralmente é um derivado do petróleo. Essa mistura é processada em uma usina em altíssimas temperaturas, de cerca de 165ºC. No Concreto Betuminoso Utilizado a Quente (CBUQ), é preciso que o produto seja misturado e aquecido para ser aplicado nas vias, o que exige grandes equipamentos, e um processo demorado.
Já o ECOPAV é o asfalto produzido a quente para ser usado a frio. Ele é produzido da mesma forma, porém, depois de pronto é feita a adição de polímeros ECOPAV que retardam a cura (ou endurecimento) do asfalto.
Isso permite que ele seja colocado em sacos, sendo utilizado diretamente da embalagem, sem necessidade de maquinário complexo, e nem de aquecimento. Na aplicação, o CBUQ exige que grandes máquinas que compactam e nivelem o material. Já na aplicação do asfalto a frio, os próprios pneus dos carros fazem esse trabalho, já que o asfalto fica pronto imediatamente e não tem interação danosa com a borracha dos pneus.
Ou seja, o asfalto para ser usado a frio ECOPAV é uma tecnologia que permite que o material permaneça com liga mesmo em temperatura ambiente, e que, portanto, seja aplicável de maneira mais fácil, rápida, barata e em contato com outras superfícies, como água e pneus.
Vantagens do asfalto a frio
São várias as vantagens do asfalto a frio, já que os polímeros ECOPAV atuam como uma forma de flexibilizar o material, e torná-lo mais fácil de aplicar. Acompanhe algumas das principais vantagens:
1. Pode ser aplicado na chuva
O asfalto convencional, CBUQ, precisa ser manuseado a quente, para que a liga se ative e o material consiga se ligar às vias. Por isso, não é possível utilizá-lo em locais molhados, como buracos cheios de água, nem na época chuvosa. Isso acontece porque a água é capaz de esfriar o material rapidamente, e torná-lo ineficaz. E, justamente, é nessa época em que há mais necessidade de fazer reparos, porque a chuva causa erosão no solo.
Já com o asfalto a frio ECOPAV, os polímeros permitem que ele seja manuseado em temperatura ambiente, de forma que a água não interfere na sua eficácia. É possível aplicar o ECOPAV, sem prejuízo, em poças de água e em dias chuvosos, diminuindo os problemas de mobilidade urbana nessa época do ano.
2. Estocável por 24 meses
Você pode estar se perguntando: os polímeros retardam a cura do material, mas por quanto tempo? Muito, podemos te garantir! É possível estocar o asfalto a frio na embalagem por até 24 meses, sem prejuízo para o material! E ainda é possível que ele seja utilizado diretamente da embalagem, sem necessidade de mistura ou aquecimento na hora de aplicar. É isso que o polímero ECOPAV permite que o material faça.
3. Não precisa de equipamento especializado
No asfalto aplicado a quente, é necessário fazer diversos procedimentos para que o material seja assentado. É preciso preparar o local, aplicar o material rapidamente para que não esfrie, e depois utilizar máquinas pesadas para compactar e nivelar o solo. Tudo isso acaba demandando muito dinheiro e mobilização de equipamentos pesados, o que retarda o processo.
Já no asfalto aplicado a frio, nada disso é necessário. O que é feito é apenas uma delimitação e desagregação do local a ser aplicado o material, aplicação direto da embalagem e uso de uma esteira ou pneu para compactar. Tudo isso acontece porque, na hora de fabricar, o asfalto a frio despensa etapas como imprimação e pintura de ligação, o que permite que o material tenha perfeita aderência ao solo, e não grude nos pneus.
4. Fica pronto na hora
Talvez uma das maiores vantagens do asfalto a frio ECOPAV é que ele fica pronto na hora. Não é preciso isolar a via, fazer diversos procedimentos nem esperar esfriar. O pavimento fica pronto na hora, e já é possível deixar veículos transitarem imediatamente, sem prejuízo nem para eles nem para o asfalto. Essa é uma das principais vantagens quando o assunto é remendo de via pública ou de estacionamentos em condomínio, que não podem ficar parados.
5. Liberação imediata do trânsito
Como o asfalto a frio fica pronto na hora, não é preciso parar o trânsito. Além de a aplicabilidade ser muito mais ágil, é possível aplicar e imediatamente liberar o trânsito de veículos e pessoas. Assim, a mobilidade urbana pode ser restaurada sempre que necessário, evitando transtornos e acidentes.
Asfalto a frio: vale a pena investir?
Depois de conhecer o asfalto a frio ECOPAV, sua diferença técnica com o asfalto convencional e as vantagens de sua aplicabilidade, é preciso falar de economia. Com o asfalto a frio ECOPAV, uma das maiores vantagens é o custo benefício. Isso porque é feita uma economia nos procedimentos, maquinário, e até no bolso daqueles que necessitam das vias em bom estado. Por isso, vale muito a pena investir no asfalto a frio ECOPAV.